
A visita oficial do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) à Subseção Judiciária de Lavras iniciou a resolução de uma demanda há muito desejada pela Justiça Federal: a construção da sede própria da SSJ da cidade do sul de Minas. Dois acordos foram assinados entre o TRF6 e as instituições do município: o primeiro, com a prefeitura, para doação do terreno em que será construída a nova sede; o segundo, com a Universidade Federal de Lavras, para dar início às obras usando a estrutura que a UFLA pode oferecer de mão-de-obra especializada.
O presidente do TRF6, desembargador federal Vallisney Oliveira, ressaltou a importância da cidade de Lavras como polo de desenvolvimento regional, e relembrou sua visita anterior, ainda como corregedor do Tribunal: “Fico muito feliz de retornar, vim como corregedor, vice-presidente do Tribunal, para ver o funcionamento, o que me trouxe resultados positivos à época. Com novas mudanças que temos numa Subseção muito importante, Lavras com 100 mil habitantes, fora as cidades ao redor, fazendo agora 20 anos de funcionamento. Começou pequena e, agora, com esse volume de trabalhos e essa resposta que é dada ao cidadão de Lavras e adjacências, pela importância que Lavras tem como como cidade do Sul de Minas, economicamente, socialmente e politicamente”.

A nova sede trará mais recursos e agilidade no atendimento ao jurisdicionado, conforme aponta o diretor da Subseção de Lavras, juiz federal Pedro Maradei: “As dificuldades são grandes em toda a 6ª Região, mas o trabalho da nossa equipe tem sido feito de forma primorosa, fazendo frente ao passivo de processos que nós temos, dando agilidade a tramitação processual. Para nós, é uma gratidão enorme e um reconhecimento do trabalho, frisando que essa visita significa uma abertura da instituição, um diálogo com as nossas leis, nossos órgãos superiores, no sentido do apoio prestado a nós aqui na primeira instância”.

Parcerias interinstitucionais garantem melhores serviços
A prefeitura municipal de Lavras é uma das partes do acordo para a construção da sede da Justiça Federal na cidade. O terreno doado pelo Poder Executivo local tem cerca de quatro mil metros quadrados, localizado no bairro Cidade da Serra. “Lavras está feliz. Há 20 anos instalamos aqui a Justiça Federal; isso foi um momento de muito orgulho para Lavras e, agora, 20 anos depois, a sede própria. Isso traz muito mais justiça social para a população da nossa região, que terá aqui um local para que a gente possa promover a justiça para todos”, afirmou a prefeita de Lavras, Jussara Menicucci.


A doação do terreno é complementada com o acordo de cooperação técnica celebrado entre a Universidade Federal de Lavras e a Justiça Federal. O reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, ressaltou a importância de usar a experiência acadêmica para desenvolver o projeto de construção da sede da Justiça Federal na cidade: “Tenho certeza de que essa sede vai também tornar Lavras uma referência cada vez maior no apoio à sociedade, inclusive de todos os municípios circunvizinhos, com uma Justiça federal mais pujante, uma Justiça Federal que consiga atender cada vez mais as demandas da população. O nosso compromisso é servir a sociedade. Uma parceria como essa ela nos honra pela confiança da Justiça Federal na nossa instituição e em buscar essa parceria e por isso o resultado dela com certeza vai ser um resultado muito positivo para ambas as instituições”.
O projeto da nova sede envolve soluções sustentáveis, como o uso de energia fotovoltaica e a reutilização de água, e o acordo com a Universidade promoverá o desenvolvimento elétrico, estrutural, hidrossanitário, arquitetônico e de climatização do edifício.


