O presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) Vallisney Oliveira, acompanhado pelo desembargador federal e coordenador científico do IluMinas Pedro Felipe Santos e o desembargador federal Lincoln Rodrigues de Faria estiveram presentes no 1º Encontro Nacional de Inovação e Boas Práticas da Justiça Federal, que ocorreu entre os dias 13 e 15 de maio de 2025, na capital federal.
Também participaram do evento a equipe do IluMinas composta pela assessora-chefe de Gestão Estratégica e Ciência de Dados (ASGES) Jacqueline Pelucci e pela diretora de Modernização Daniele Guimarães.
O encontro, que aconteceu na sede do Conselho da Justiça Federal (CJF), em Brasília (DF), buscou trocar experiências sobre inovações e boas práticas adotadas nos Tribunais Regionais Federais (TRFs), com ênfase no uso da Inteligência Artificial (IA) no Judiciário Federal.
Durante o evento, o TRF6 apresentou o projeto desenvolvido pela Subseção Judiciária de Teófilo Otoni “Juizados Especiais Federais Virtuais”.
A prática, apresentada pelo juiz federal Antônio Lúcio Barbosa e pelo supervisor do Juizado Especial Fernando Sfredo, foi a vencedora da premiação do evento.
O projeto viabilizou o acesso à Justiça Federal em regiões remotas de Minas Gerais, como os Vales do Jequitinhonha e Mucuri, por meio de unidades 100% virtuais. A região tem o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Sudeste Brasileiro com nota 0,665, equivalente ao IDH da Namíbia.
A ação também ampliou o atendimento a comunidades indígenas e isoladas, promovendo inclusão social e movimentando a economia local por meio do pagamento de precatórios e Requisições de Pequeno Valor (RPVs).
A participação do TRF6 no encontro é uma oportunidade valiosa para fortalecer a colaboração entre os Tribunais e promover a adoção de boas práticas em todo o sistema de Justiça Federal.
Também participaram do encontro: o juiz federal Guilherme Bacelar Patrício Assis, que apresentou o programa Justiça 4.0; Márcia Ponsá, diretora da subsecretaria de administração do foro, Patrícia Lima Jamile Teixeira, chefe de gabinete do desembargador Derivaldo Santos; Gustavo Marcelo da Silva, integrante da assessoria de gestão estratégica e ciência de dados; Ana Karla Reis, integrante da 1º vara federal de BH; Ana Keyla, integrante da Subseção Judiciária de Uberlândia e Gustavo Rodrigues, diretor da 1° vara de Belo Horizonte.