
Na manhã desta quarta-feira (10/9/2025), o Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) sediou o I Encontro Anual de servidores responsáveis pelos Centros Judiciários de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) na Casa de Conciliação do TRF6, em Belo Horizonte. O evento, que se estende por dois dias, tem como objetivo principal a capacitação e o alinhamento dos servidores, visando a modernização e a consolidação do sistema de conciliação em Minas Gerais.
O juiz federal Itelmar Evangelista, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), deu as boas-vindas a todos os participantes. Ele explicou que o encontro faz parte de um programa de capacitação, treinamento e envolvimento dos servidores que atuam nos Cejuscs das diversas subseções.
O Nupemec atua como auxiliar da Coordenadoria Regional de Solução Adequada de Controvérsias (COJUS), que está sob a direção do desembargador federal Álvaro Ricardo de Souza Cruz.




Entre os principais propósitos do evento, destacam-se a oportunidade para que os servidores se conheçam, troquem experiências e aprendam com as boas práticas desenvolvidas em outros Cejuscs. A iniciativa busca também promover o alinhamento de procedimentos e diretrizes, a atualização sobre normativos, o compartilhamento de boas práticas e a identificação de desafios comuns.
Segundo o coordenador do Nupemec, juiz federal Itelmar Evangelista, o objetivo é alcançar um profissionalismo e uma identidade para o sistema de conciliação que ainda não existia plenamente.

"Os Cejuscs são considerados uma porta importante que se abre para o cidadão, permitindo uma solução de conflitos que pode prevenir ou reduzir demandas judiciais por meios de acordos. O encontro busca ampliar a eficiência desses centros. Participam do treinamento cerca de 16 servidores do interior. Quase todos os 17 Cejuscs das subseções enviaram um servidor responsável pelo apoio em sua respectiva Subseção Judiciária", explicou o juiz federal.
O I Encontro em Belo Horizonte representa um passo importante para a modernização, estruturação e consolidação do sistema de conciliação na 6ª Região.




