TRF6 participa de reunião do Conselho Editorial da Justiça Federal no CJF, em Brasília

Encontro reuniu assessores-chefes de comunicação dos seis TRFs e do CJF para alinhar estratégias e modernizar a atuação institucional
Da esq. para a dir.: chefe da ASCOM/TRF1, Gilbson Alencar; chefe da ASCOM/TRF6, Vera Carpes; chefe da ASCOM/TRF5, Isabelle Câmara; chefe da ASCOM/TRF4, Patricia Picon; chefe da ASCOM/TRF2, André Camodego; chefe da ASCOM/CJF, Ana Cristina Rosa; assessor de multimídia do CJF, Paulo Rosemberg (CJF); chefe da ASCOM/TRF3, Maurício Ferrero; coordenadora de jornalismo do CJF, Bárbara Oliveira

O Conselho Editorial da Justiça Federal reuniu-se, nesta segunda-feira (24), na sede do Conselho da Justiça Federal (CJF), em Brasília (DF), para sua primeira reunião presencial de 2025. Coordenado pela Assessoria de Comunicação Social do CJF (ASCOM/CJF), o encontro contou com a presença de assessoras e assessores-chefes de comunicação do CJF e dos seis Tribunais Regionais Federais (TRFs), com o objetivo de alinhar e aprimorar estratégias e ações de comunicação da Justiça Federal.

Entre os temas discutidos, destacaram-se a criação de um novo projeto de comunicação conjunto para a Justiça Federal; a apresentação do guia para redes sociais, atualmente em fase final de produção; a análise da Resolução Conjunta da Justiça Federal da 4ª Região nº 52/2024; além da organização do III Encontro Nacional de Comunicação da Justiça Federal.

Na abertura do encontro, o secretário-geral do CJF, juiz federal Erivaldo Ribeiro dos Santos, enfatizou a importância da integração entre as unidades de comunicação para garantir o amplo acesso à informação por parte da sociedade, promovendo, assim, a efetivação de direitos. Também abordou os desafios atuais, como o uso da inteligência artificial na produção de conteúdo e a superação de canais institucionais obsoletos.

“A comunicação social é sempre um tema muito atual. Precisamos nos apropriar das melhores técnicas e novidades. Nesse sentido, reunir os Tribunais e a ASCOM do CJF é sempre um evento muito importante para discutir esses temas e encaminhamentos, a possibilidade de revisarmos atos normativos, a melhor forma de fazermos as nossas comunicações internas, o que é importantíssimo do ponto de vista institucional. Estou muito esperançoso de que teremos bons encaminhamentos hoje”, afirmou.

A chefe da ASCOM/CJF, Ana Cristina Rosa, também destacou que o momento é propício para que a comunicação da Justiça Federal acompanhe as novas tendências e mantenha-se em constante aprimoramento. “O desenvolvimento de estratégias pontuais que fortaleçam o vínculo entre a Justiça Federal e a sociedade só se torna efetivo por meio dessa rede e desse diálogo que criamos entre CJF e TRFs. Nós discutimos e aperfeiçoamos nossos processos comunicacionais internos e externos com um olhar voltado às particularidades de cada Região”, afirmou.

Como parte desse esforço coletivo, a chefe da Assessoria de Comunicação Social do TRF6, jornalista Vera Carpes, ressaltou a importância do alinhamento institucional para a modernização da comunicação no mais novo tribunal federal do país. “Para o mais novo TRF do Brasil, criado em 22 de agosto de 2022, é fundamental atualizar os procedimentos de comunicação que, anteriormente, eram voltados exclusivamente ao primeiro grau. Com a instalação do TRF6, ampliou-se significativamente o nosso público e, com ele, a necessidade de uma comunicação mais moderna, integrada às redes sociais e voltada para o cidadão. O manual em elaboração, construído de forma conjunta pelos TRFs e pelo CJF, nos orienta quanto às melhores práticas institucionais e às normas que devemos implantar e seguir daqui para frente”, afirmou.

Com informações do CJF

Botão voltar