TRF6 parabeniza Teófilo Otoni pelo seu aniversário

O Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) parabeniza Teófilo Otoni por seu aniversário de 171 anos. Está histórica e importante cidade de Minas Gerais, localizada no Vale do Mucuri, no nordeste do estado, a aproximadamente 445 km da capital Belo Horizonte, completa mais um ano existência, e nós, do TRF6, não poderíamos deixar de homenagear este município tão importante para Minas Gerais.

Fundada às margens do Rio de Todos os Santos, em 1853, e emancipada em 1878, Teófilo Otoni recebeu este nome em homenagem ao seu fundador, o político mineiro, Theóphilo Benedito Otoni, investiu na produção e a comercialização de café. Mai tarde, o munícipio descobriu sua vocação econômica na exploração de pedras preciosas, passando a ser considerada a “Capital Mundial das Pedras Preciosas”.

Entre seus filhos mais famosos: o ex-jogador Fred, que jogou em vários times, como Atlético MG, Cruzeiro e Fluminense, o cantor Geraldo Nunes e o escritor e compositor Vicente Amar, dentre outras personalidades.

Na Praça Tiradentes, está exposta uma antiga Maria Fumaça, que pertencia à extinta Estrada de Ferro Bahia e Minas (EFMB). A Prefeitura organiza diversos eventos, como o TeóFolia, o principal carnaval fora de época do nordeste mineiro. O evento já contou com a participação de artistas e bandas conhecidas nacionalmente, como Ivete Sangalo, Claudia Leitte e Parangolé, em algumas edições chegou a receber cerca de 20 mil pessoas.

No ano de 2010, foi instalada a Subseção Judiciária de Teófilo Otoni, um marco histórico para Justiça Federal no Vale do Mucuri. Esta Subseção detêm uma única vara federal, além disso é fundamental para aproximar o poder judiciário federal dos cidadãos dos municípios da região, tendo assim os direitos da população local assegurados de maneira mais ágil e eficiente.

Teófilo Otoni é um exemplo de progresso e desenvolvimento para o estado de Minas Gerais e para o Brasil. Que os próximos anos sejam ainda mais prósperos para todos os teófilo-otonenses.

Botão voltar