TRF6 lamenta a morte de Sebastião Salgado

O Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) manifesta profundo pesar pelo falecimento de Sebastião Salgado. O renomado fotógrafo brasileiro morreu nesta sexta-feira, 23 de maio, em Paris, aos 81 anos. A causa da morte é leucemia grave, decorrente de complicações de saúde causadas pela malária.

Nascido em Aimorés, Minas Gerais, em 1944, Sebastião Ribeiro Salgado Júnior formou-se em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo e obteve doutorado na Universidade de Paris. Durante uma missão na África, descobriu sua paixão pela fotografia, que o levaria a abandonar a carreira de economista. "Trabalhadores", "Êxodos" e "Gênesis" são três grandes projetos fotográficos que o consagraram mundialmente.

Em abril de 1998, Sebastião Salgado e sua esposa, Lélia Wanick Salgado, fundaram o Instituto Terra, com o objetivo de recuperar áreas degradadas no Vale do Rio Doce. O projeto começou com o reflorestamento de uma antiga fazenda da família e já resultou no plantio de milhões de árvores. Hoje, a organização é referência em recuperação ambiental e educação ecológica.

Sebastião Salgado deixa um legado na fotografia documental, sendo lembrado não apenas por suas imagens impactantes, mas também por seu ativismo e dedicação à justiça social e ambiental. O TRF6 se solidariza com familiares e amigos.

Botão voltar