O presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), desembargador federal Vallisney Oliveira, inaugurou no dia 5 de fevereiro, na Subseção Judiciária de Unaí, a Placa de Memória Institucional do TRF6 em homenagem à criação do TRF6, que é o tribunal regional federal mineiro, que foi desmembrado do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).
Participaram da solenidade o vice-diretor do Foro da Subseção Judiciária de Minas Gerais, juiz federal Grigório dos Santos, os desembargadores federais Simone Lemos e Derivaldo de Figueiredo Filho, o diretor-geral, Jânio Mady dos Santos e também os servidores da Subseção Judiciária de Unaí, o diretor de Secretaria Sílvio de Moura Ribeiro, o procurador-geral do Município, Cléber Teixeira de Souza, o secretário-geral da Câmara Municipal, Gustavo Valadares, o assessor da Câmara Municipal, Mateus Mota, o comandante do 28º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, Amerson César Lourenço Braga, o presidente da 27ª Subseção OAB de Unaí, Rodrigo Carneiro de Sousa Ameno e, representando o prefeito da cidade, a presidente da Câmara de Vereadores, vereadora Dorinha Melgaço.
Homenagem ao tribunal mineiro
Em seu discurso, o presidente do TRF6 destacou que a Subseção Judiciária de Unaí vem tecendo história desde a sua inauguração no dia 26 de novembro de 2010, tendo sido a 17ª subseccional criada em Minas Gerais. “São 14 anos de excelentes serviços prestados aos cidadãos desta jurisdição, formada por municípios de forte expressão econômica, em que destacam as lavouras do feijão e do milho. Por sua característica rural, Unaí concentra uma ampla faixa de cidadãos que dependem de benefícios previdenciários e são atendidos pela Vara Única da Subseção. Por isso, é um prazer compartilhar com as senhoras e os senhores este instante solene, que reforça a integração entre as duas instâncias da Justiça Federal da 6ª Região”, declarou o desembargador Vallisney Oliveira.
“Eternizamos a identidade do TRF6 por meio desta placa - um instrumento de memória, comunicação e difusão, que marca a primeira composição da Corte, ficando ao lado da placa de inauguração. Ela representa a realização de um sonho, acalentado por cerca de 20 anos: a instalação do tribunal regional federal mineiro! Simboliza o trabalho, a dedicação, a busca da plena prestação jurisdicional e do acesso à justiça”, acrescentou o presidente do TRF6.