TRF6 inaugura nova sede da Subseção Judiciária de Paracatu

Da esq. p/ dir.: diretor-geral, Jânio Mady dos Santos; desembargador federal Rollo D’Oliveira; desembargador federal Grégore Moreira de Moura; desembargadora federal Simone Lemos; desembargadora federal Mônica Sifuentes; presidente do TRF6, desembargador federal Vallisney Oliveira; desembargadora federal Rosimayre Gonçalves de Carvalho; desembargador federal Lincoln Rodrigues de Faria; desembargador federal Prado de Vasconcelos; desembargador federal Derivaldo de Figueiredo Filho; vice-diretor do Foro da Subseção Judiciária de Minas Gerais, juiz federal Grigório dos Santos e diretor da Subseção Judiciária de Paracatu, Mário de Paula Franco Júnior

O Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) inaugurou no dia 6 de fevereiro a nova sede da Subseção Judiciária de Paracatu. A inauguração veio após uma série de desafios enfrentados pela unidade anterior, cujas condições estruturais comprometiam o bom andamento dos serviços. A nova sede está localizada na rua doutor Almir Alaor Porto Adjuto, nº 380, Bairro Jóquei Clube. O novo espaço trará melhorias importantes para a população local e para o funcionamento da Justiça Federal na região.

O antigo prédio apresentava infiltrações, dificuldades de acessibilidade, e condições inadequadas para o trabalho interno e atendimento ao público. O novo espaço oferecerá melhores condições de acessibilidade, infraestrutura e conforto para os magistrados, servidores e cidadãos. A mudança foi necessária para garantir um ambiente mais seguro e confortável para servidores e jurisdicionados, atendendo às necessidades da comunidade local.

Autoridades presentes na inauguração

A solenidade contou com a presença do presidente do TRF6, desembargador federal Vallisney Oliveira; do diretor-geral, Jânio Mady dos Santos; do vice-diretor do Foro da Subseção Judiciária de Minas Gerais, juiz federal Grigório dos Santos; dos desembargadores federais Mônica Sifuentes, Grégore Moreira de Moura, Simone Lemos, Lincoln Rodrigues de Faria, Prado de Vasconcelos, Rollo D’Oliveira e Derivaldo de Figueiredo Filho, e do juiz federal diretor da Subseção Judiciária de Paracatu, Mário de Paula Franco Júnior. Também participaram da cerimônia o prefeito de Paracatu, Igor Pereira dos Santos e a desembargadora federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), Rosimayre Gonçalves de Carvalho, que representou o presidente do TRF1, João Batista Gomes Moreira.

Durante a solenidade, assim como aconteceu na cidade de Unaí, foi inaugurada a Placa de Memória Institucional do TRF6, em homenagem à criação do TRF6, que foi desmembrado do TRF1.

Um esforço para o melhor atendimento

Juiz federal Mário de Paula Franco Júnior

A inauguração da nova sede é resultado de um esforço conjunto entre a Justiça Federal e a Prefeitura de Paracatu, com apoio da OAB/Seccional Paracatu.

O diretor da Subseção de Paracatu, juiz federal Mário de Paula Franco Júnior explicou a importância da inauguração da nova sede: “A Justiça Federal de Paracatu cobre a região do Noroeste de Minas. Nossa jurisdição engloba o município de Paracatu, mas também municípios importantes da região, como João Pinheiro, Vazante e de Lagoa Grande. E a nova sede está muito acessível, tanto do ponto de vista da sua localização física quanto o ponto de vista da acessibilidade, ao permitir ampla circulação de pessoas portadoras de necessidades especiais. A gente consegue entregar para a população de Paracatu uma sede moderna, simples, porém bastante eficiente”.

Desembargador federal Vallisney Oliveira

“Nós temos algumas varas federais e subseções que ainda estão em prédios alugados de difíceis acessos e precisamos melhorar a prestação jurisdicional. A Justiça Federal está de parabéns por isso, porque ganhou uma nova sede, com o apoio integral da Prefeitura de Paracatu. Nós temos aqui agora uma das mais modernas, equipadas e acessíveis das sedes de varas federais no interior”, disse o presidente do TRF6, desembargador Vallisney Oliveira.

A desembargadora Mônica Sifuentes observou que uma nova sede para Paracatu era um objetivo desde a sua gestão. “O esforço começou na minha gestão e finalizou na gestão do desembargador Vallisney, com o empenho e dedicação do Dr. Mário de Paula, que é o juiz federal titular aqui dessa subseção judiciária. Hoje a Justiça Federal entrega para a população de Paracatu e as cidades vizinhas esse prédio que traz uma estrutura para perícia, para atendimento das partes, para a audiência, para conciliação, enfim, provendo a nossa seção judiciária de todos os meios necessários para que possa prestar serviços judiciários com a melhor qualidade e maior eficiência”, comentou Mônica Sifuentes.

Juiz federal Grigório dos Santos

O juiz federal Grigório dos Santos destacou o valor cultural de Paracatu e a importância da nova sede. “Em nome da Diretoria do Foro da Seção Judiciária de Minas Gerais, venho dizer que não é apenas um novo prédio que se inaugura, mas um marco de compromisso com a justiça e com cada cidadão que faz desta terra um lugar de força e resiliência. Ao falar de Paracatu, não podemos deixar de lembrar do povo negro, que compõe 80% da população. Um povo que construiu, que resistiu e que segue todos os dias escrevendo novas páginas de sua trajetória. Mas sabemos que ainda há feridas abertas, que a história nem sempre foi justa e que as oportunidades nem sempre foram iguais. Por isso, esta nova sede da Justiça Federal não pode ser apenas um espaço físico. Ela deve ser um símbolo de reparação, de acolhimento e de esperança. Deve ser uma casa onde a justiça não se veste de burocracia fria, mas de humanidade. Onde o direito seja acessível, próximo, verdadeiro”, declarou o juiz Grigório dos Santos.

O prefeito de Paracatu, Igor Pereira dos Santos, falou da inauguração do novo prédio. “É uma parceria muito consolidada desde 2010, a Justiça Federal com a prefeitura de Paracatu. Nós consideramos muito importante a presença da Justiça para nossa região. A prefeitura se empenhou muitos nesses últimos anos para que fosse possível. E hoje, graças a Deus, chegamos a nossa inauguração”, declarou o prefeito.

Desembargadora federal Rosimayre Gonçalves de Carvalho

O desembargador Grégore Moreira de Moura elogiou a iniciativa. “É muito bom quando a gente vê a justiça chegando no Noroeste de Minas, e também no Norte de Minas, são regiões muito carentes de órgãos públicos, de inserção social. Então, essa nova sede vem coroar esse público tão necessitado da Justiça Federal. “O TRF6 e o Dr. Mário de Paula, que é o juiz responsável por essa inauguração da nova sede estão de parabéns, assim como todos os parceiros que nos ajudaram a construir esse novo prédio”, afirmou o desembargador Grégore de Moura.

A desembargadora federal Rosimayre Gonçalves de Carvalho falou da sua satisfação em participar da inauguração. “É uma honra pessoal e institucional representar o presidente do TRF1 na minha terra natal, essa cidade que me conduziu nos primeiros passos da minha existência. Ver a Justiça Federal frutificando aqui em Paracatu e se aproximando da população, com uma sede que é mais adequada, mais acolhedora, me enche de orgulho, de satisfação de integrar essa instituição”, concluiu a desembargadora.

Botão voltar