TRF6 empossa diretores da Subseção de Uberaba

Da esq. para a dir.: vice-diretor do Foro da SJMG, juiz federal Grigório Carlos dos Santos; vice-diretor da SSJ de Uberaba, juiz federal Lélis Gonçalves Souza; diretor da SSJ de Uberaba, juiz federal, Mauro Henrique Vieira; presidente do TRF6, desembargador federal Vallisney Oliveira

Nessa segunda-feira (21/10/2024), o Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) empossou os novos diretores da Subseção Judiciária de Uberaba para o biênio 2024-2026. O juiz federal Mauro Henrique Vieira será o novo diretor e o juiz federal Lelis Gonçalves Souza será o vice-diretor. O presidente do TRF6, desembargador federal Vallisney Oliveira, o secretário-geral da Presidência, juiz federal Antônio Francisco do Nascimento, o diretor-geral Jânio Mady dos Santos e o vice-diretor do Foro da Seção Judiciária de Minas Gerais, juiz federal Grigório Carlos dos Santos compareceram à posse dos novos diretores.

Uberaba é um município no interior do Estado de Minas Gerais, localizado no Triângulo Mineiro. Está situado a 480 quilômetros a oeste da capital Belo Horizonte e é o sétimo município mais populoso do Estado de Minas Gerais.

O presidente do TRF6, desembargador federal Vallisney Oliveira, elogiou a estrutura da Subseção Judiciária de Uberaba e sua equipe composta por pessoal experiente nas funções. “Temos quatro Varas (além dos Juizados Especiais) e juízes criminais muito preparados. Esse serviço de Uberaba é de grande valia para a população. São milhões de Requisições de Pequeno Valor (RPV´s) e precatórios pagos. E esse é um momento de renovação com o novo diretor Mauro e o vice-diretor Lelis. Eles enfrentarão desafios tecnológicos e de pessoal, mas tenho certeza que farão uma gestão exitosa”, pontuou o presidente.

Com isso, o novo diretor da Subseção Judiciária, juiz federal Mauro Henrique Vieira, disse que está muito feliz e que espera contribuir para o crescimento da Justiça nesses próximos dois anos.

O juiz federal Lelis Souza, primeiro servidor da Subseção Judiciária de Uberaba assumiu como vice-diretor. Ele conta que começou a trabalhar na Subseção como servidor e que esta foi a primeira Subseção Judiciária inaugurada no interior do Brasil. “Na época da instalação, era uma sala pequena. Agora é uma alegria”, contou o novo vice-diretor.

A juíza federal Cláudia Salge, que foi diretora da Subseção Judiciária de Uberaba na gestão anterior, comentou sobre as questões que enfrentou. “Assumimos num período muito bom mas também muito desafiador, quando em seguida foi criado o TRF6. Precisamos lidar com limitações de recursos humanos e financeiros, mas conseguimos concluir nossa reforma predial para mais conforto para os servidores. Fizemos mudanças administrativas, implementamos a Central de Perícias quando tínhamos cerca de 3 mil perícias marcadas e conseguimos baixar isso, hoje estamos com o fluxo normal. Criamos nosso Centro de Memórias, enfim, com nossa criatividade fomos implementando o que era preciso, entregamos hoje a direção com a sensação de dever cumprido. Podem sempre contar comigo”, concluiu a juíza.

O secretário-geral da Presidência, juiz federal Antônio Francisco do Nascimento, também presente na cerimônia de posse, foi um dos responsáveis pela revitalização do prédio da Subseção Judiciária de Uberaba. “Foi um projeto importante. Estamos muito felizes com o resultado”, elogiou o juiz federal. Ele também falou sobre a importância de todas as Subseções estarem trabalhando de acordo com o plano e a política do Tribunal. “É daí que vem o desenvolvimento da 6ª Região. É da conexão de todas as Subseções, direção do Foro e da Presidência do Tribunal”, completou o secretário-geral.

Uberaba foi a primeira cidade brasileira fora das capitais brasileiras a inaugurar, em 1987, a Justiça Federal, e a primeira a ter um centro de justiça restaurativa. O município tem se destacado também pelas boas práticas judiciais, tais como a realização de audiências por videoconferência com réus presos, sem necessidade de deslocamento até a sede da Justiça Federal.

Botão voltar