TRF6 e Universidade Federal de Juiz de Fora estudam parcerias

Da esq. para dir.: secretário-geral da UFJF, Álvaro de Azeredo Quelhas; diretor da SSJ de Juiz de Fora, juiz federal Renato Grizotti Júnior; desembargador federal Boson Gambogi; presidente do TRF6, desembargador federal Vallisney Oliveira; reitora da UFJF, Girlene Alves da Silva; vice-reitor da UFJF, Telmo Mota Ronzani; secretário-geral do TRF6, juiz federal Antônio Francisco do Nascimento; diretor-geral do TRF6, Jânio Mady dos Santos; juiz federal da SSJ de Juiz de Fora, Leonardo Augusto de Almeida Aguiar

O presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), desembargador federal Vallisney Oliveira, acompanhado do desembargador federal Boson Gambogi, do secretário-geral da Presidência, Antônio Francisco do Nascimento, magistrados da Justiça Federal mineira e integrantes da direção do TRF6, visitou a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) na segunda-feira (7/10/2024). O objetivo central do encontro foi discutir possíveis parcerias entre a Universidade juiz-forana e o Tribunal, que tem sede na capital do Estado, Belo Horizonte.

A reitora da UFJF, Girlene Alves, recebeu a comitiva e destacou aspectos da instituição que a tornam atrativa para a realização de colaborações.

O presidente do TRF6, desembargador Vallisney Oliveira, que também é professor da Universidade de Brasília (UnB), atualmente cedido para a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), apontou caminhos para futuras parcerias. “Estamos num momento de descoberta do que poderia ser mais adequado para uma parceria futura entre a Justiça Federal e a UFJF, que é um campo de pesquisa e inovação tão útil para a população desta região”, explicou.

O desembargador Vallisney também afirmou ter “muita curiosidade” em conhecer a UFJF, reconhecida nacionalmente. “Fiquei maravilhado com a reunião que tivemos com a reitora e sua equipe. Já esboçamos alguns pontos de inter-relacionamento, identificando como a Justiça Federal pode tanto receber quanto contribuir, seja no ensino dos estudantes, seja na pesquisa e extensão.”

A reitora Girlene Alves ressaltou que a colaboração entre a UFJF e a Justiça Federal tem potencial para trazer melhorias à comunidade regional. “Certamente é só o começo de uma grande parceria. Não tenho dúvidas: o Tribunal ganha, a Universidade ganha, mas, sobretudo, quem ganha é a sociedade.”

Após a reunião, a comitiva visitou o Museu de Ciência da UFJF, que recebe anualmente cerca de 30 mil estudantes da rede pública e privada de Juiz de Fora. O grupo foi recebido pelo diretor do Museu, professor Marco Antônio Escher, e teve a oportunidade de conhecer o planetário, que está entre os dez melhores do Brasil.

Escher destacou o fascínio dos visitantes com o planetário: “Temos também dois museus, nove exposições e um planetário moderno, com equipamentos de ponta. Os telescópios também são de alta qualidade, e as pessoas ficam maravilhadas ao ver de perto a lua, os planetas, estrelas distantes ou constelações como a Ursa Maior.”

Participaram da visita, dentre outros, o diretor da Subseção Judiciária de Juiz de Fora, juiz federal Renato Grizotti Júnior, O juiz federal Leonardo Aguiar; o desembargador federal Boson Gambogi e o secretário-geral do TRF6, juiz federal Antônio Francisco do Nascimento, o diretor-geral do TRF6, Jânio Mady dos Santos, a chefe de Gabinete da Presidência do TRF6, Mariluce Santos e a chefe de Assessoria de Comunicação, Vera Carpes.

Botão voltar