O diretor do foro da Seção Judiciária de Minas Gerais do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), juiz federal José Carlos Machado Júnior, realizou uma visita institucional ao diretor do foro da comarca de Belo Horizonte do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, juiz de direito Sérgio Caldas. O objetivo é encontrar possibilidades de uso compartilhado de um dos Pontos de Inclusão Digital (PID) do TJMG que funciona em Venda Nova, na Zona Norte da capital.
“Constatamos que é possível utilizar esse espaço não apenas em conjunto com o TRF6, para a eventual concessão de benefícios e mesmo a realização de perícias, mas também pensando nas atuações em favor dos repatriados, já que estamos muito próximos de Confins e essa estrutura com mais de 700 m² tem todas as instalações necessárias para um eventual atendimento”, afirmou o juiz federal José Carlos Machado Júnior.
Os PID estimulam o acesso digital a serviços de utilidade pública da Justiça e outros órgãos conveniados, como atendimentos pré-processuais e processuais, emissão de certidões e audiências por videoconferência. Os PIDs foram regulamentados na Resolução nº 508/2023 do Conselho Nacional de Justiça.