No dia 16 de junho, o TRF6 sediou um encontro para discutir a oferta de seguros ilegais para a proteção de veículos. Intitulado “A Regulação da Atividade Seguradora e o Mercado Ilegal de Proteção Veicular”, o evento teve entre seus palestrantes o Ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Gurgel de Faria, o diretor da Susep (Superintendência de Seguros Privados) Carlos Queiroz, o presidente do Instituto Justiça & Cidadania Tiago Salles, e o gerente do Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais Gilberto Souza. O encontro foi mais uma edição do “Conversa com o Judiciário”, uma iniciativa do Instituto Justiça & Cidadania.
A Presidente do TRF6, desembargadora federal Mônica Sifuentes, recepcionou os convidados no auditório da sede da corte federal mineira, em Belo Horizonte. Ela estava acompanhada pelo diretor da Escola de Magistratura e Revista do TRF6, desembargador federal Grégore Moura.
O tema do encontro tem ganhado repercussão devido ao fato de muitas empresas não certificadas estarem oferecendo atualmente seguros a preços atrativos, porém sem cobrirem prejuízos em acidentes automobilísticos. Diante disso, o Procon (Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor) tem recebido muitas reclamações.
Após Grégore Moura saudar os presentes, Mônica Sifuentes ressaltou a importância do evento. “Trazer este fórum de debate aqui para o TRF6 é bastante salutar, uma vez que as nossas duas turmas, 3ª e 4ª Turmas, lidam com essa questão. E pacificar esse assunto em Minas (…) será uma das grandes missões deste tribunal”.