No dia 14 de junho, a Presidente do TRF6, desembargadora Mônica Sifuentes, compôs a mesa de honra da cerimônia de posse do novo Procurador-Regional da União da 6ª Região, João Batista Vilela Toledo. O evento foi realizado no auditório da Escola da Advocacia-Geral da União em Minas Gerais.
A mesa de autoridades também contou com a presença do Procurador-Geral da União, Marcelo Eugenio Feitosa Almeida; da Subprocuradora-Geral da União, Márcia Bezerra David; da Defensora Pública-chefe da União em Minas Gerais, Carolina Godoy Leite, e da 2ª Vice-Presidente do TRT-MG, desembargadora Rosemary de Oliveira Pires Afonso.
A Presidente do TRF6, Mônica Sifuentes, destacou a importância da Procuradoria Regional como instituição parceira. “Ao tempo em que saúdo a posse do novo Procurador-Regional da 6ª Região, felicito essa pujante instituição pelo fortalecimento contínuo de sua recém-criada trajetória, que completará seu primeiro ano de instalação no dia 25 de novembro de 2023 – neste exercício em que comemoramos também o primeiro aniversário do TRF6”, declarou a magistrada.
A desembargadora federal falou das similaridades entre as estruturas do TRF6 e da PRU. “Até mesmo a estrutura da PRU da 6ª Região foi inspirada no modelo de instalação do TRF6 – um desenho institucional enxuto, com racionalização de setores e de recursos humanos, executando seus processos judiciais e administrativos de maneira totalmente virtual”, analisou.
Em seu pronunciamento, o Procurador-Regional João Batista Toledo agradeceu à família pelo apoio e expressou o significado de estar à frente da Procuradoria-Regional da União da 6ª Região.
Em entrevista à Assessoria de Comunicação do TRF6, o novo Procurador Regional da 6ª Região disse acreditar que o estreitamento das relações entre a advocacia pública e o TRF6 é importante para a resolução dos conflitos. “Hoje uma das formas de solução de litígio é o consenso. Eu creio que as duas instituições têm todas as ferramentas para isso e a construção dessa parceria vai beneficiar, em última análise, a sociedade, que é a merecedora dos nossos serviços”.
Procurador-Geral da União, Marcelo Eugenio Feitosa Almeida, também defendeu a aproximação entre as instituições. “Hoje nós temos na Procuradoria-Geral da União uma diretriz de relacionamento institucional com os tribunais – os TRFs, os TRTs –, para a redução de litígios, para negociações e, assim, nós podemos atingir nossos objetivos de pacificação social”, afirmou.
O evento teve apoio da ANAUNI (Associação Nacional dos Advogados da União) e da ANAJUR (Associação Nacional dos Membros das Carreiras da Advocacia-Geral da União), representadas na solenidade, respectivamente, por Clóvis dos Santos Andrade e Jenner Canella Bezerra Carneiro.