Na tarde do dia 28 de fevereiro, foi instalada oficialmente a PRR6 (Procuradoria Regional da República da 6ª Região) em Belo Horizonte. A cerimônia contou com a presença da Presidente do TRF6 (Tribunal Regional Federal da 6ª Região), Mônica Sifuentes, da maioria dos desembargadores federais e de juízes federais da 6ª Região. A nova unidade do Ministério Público Federal será capitaneada pelo Procurador-Chefe Patrick Salgado.
A Vice-Procuradora da PGR (Procuradoria-Geral da República) Lindôra Araújo representou, na solenidade, o Procurador-Geral da República Augusto Aras que, em razão de luto pelo falecimento do pai, não pode comparecer.
O discurso de Augusto Aras, lido pela Vice-Procuradora, destacou os benefícios da instalação da PRR6: “ todos os cidadãos brasileiros e não apenas os mineiros serão favorecidos com a criação da nova unidade, que possibilitará um olhar mais eficaz às particularidades do estado, que é o segundo mais populoso do país”.
A Presidente do TRF6, desembargadora federal Mônica Sifuentes, abriu seu discurso ressaltando as qualidades do MPF. “Eu confesso que o que mais admiro no MPF é esse vigor, é essa energia e essa juventude que fazem com que as nossas instituições públicas e, também, as privadas, tenham esse sopro de vida na luta pelos direitos sociais, pelos direitos humanos, pelos direitos do cidadão”, afirmou a magistrada.
A magistrada lembrou que o modelo de gestão adotado pelo TRF6 e pela PRR6 tem pontos em comum. “Como órgãos irmãos que somos, vivenciamos uma experiência semelhante na gestão administrativa: também a Procuradoria, de forma inédita no âmbito do MPF, nasce com estrutura compartilhada de sede e de serviços com a Desembargadora Mônica Sifuentes compôs a mesa de honra da cerimônia Desembargadores federais e juízes federais da 6ª Região prestigiaram o evento Procuradoria da República em Minas Gerais – unidade de primeiro grau sediada em Belo Horizonte”, disse.
Mônica Sifuentes também destacou a implantação da Justiça Restaurativa como um dos projetos mais importantes do TRF6, no qual terá grande relevância a participação da Procuradoria Regional da República.
“Afirmo, com muito entusiasmo e orgulho, que o nosso Tribunal e a recém-formada Procuradoria, como instituições complementares – em suas atuações específicas – juntos, edificaremos as pontes para a cidadania em Minas Gerais, honrando o sonho e a luta dos mineiros!”, concluiu a Presidente Mônica Sifuentes.
Segundo o Procurador-Chefe Patrick Salgado, a instalação da PRR6 contribuirá para desafogar o TRF1, que até o ano passado respondia por 14 unidades da Federação, e dará mais celeridade aos serviços prestados à sociedade.
A PRR6 é composta por 18 procuradores regionais da República, que atuam nas áreas cível e criminal, judicial e extrajudicialmente. Sua sede está localizada no mesmo edifício que abriga a Procuradoria da República em Minas Gerais, unidade de 1º grau do MPF.
De acordo com informações da PRR6, desde que foi inaugurado, o TRF6 recebeu 180 mil processos relativos a Minas Gerais, provenientes do TRF1, sendo que mais de 800 já foram distribuídos à PRR6 na última semana, para atuação dos procuradores.
Clique aqui para assistir ao vídeo da cerimônia, elaborado pela equipe do MPF.