A presidente do TRF6, desembargadora federal Mônica Sifuentes, visitou na tarde desta quinta-feira, 29/02/2024, a Subseção Judiciária de Uberaba onde participou de reunião com a juíza federal diretora da SSJ de Uberaba, Cláudia Aparecida Salge; a juíza Federal da 2ª Vara da SSJ de Uberaba, Fátima Aurora Guedes Afonso Archangelo e servidores.
Durante o encontro, a desembargadora federal Mônica Sifuentes foi honrada com um broche de design único, representando um botão de flor com fundo dourado, adornado com brilhantes e uma pedra verde no miolo. Esta peça vai além de sua beleza estética, carregando consigo o simbolismo intrínseco de Minas Gerais: suas riquezas em ouro e esmeraldas, e a esperança que ecoa no alvorecer do TRF6.
A juíza federal Fátima Archangelo afirmou que "a inspiração de presentear a desembargadora com esse broche veio de Madeleine Abright, primeira mulher a ser secretária de Estado dos EUA e que também atuou como diplomata. Ela utilizava os broches sempre com uma simbologia, um recado, em cada encontro", explicou.
Madeleine Albright defendeu a democracia por meio de seus broches e apoiou firmemente a aliança da Otan. Os broches de Madeleine foram exibidos em museus e bibliotecas presidenciais, tornando-se parte da exposição "Read My Pins", no Museu Nacional da Diplomacia Americana.
Emocionada com a significativa homenagem, a magistrada reconheceu não apenas a beleza da joia recebida, mas também a profundidade de sua mensagem. "Este gesto transcende o protocolo formal, simbolizando a união entre o legado histórico de Minas Gerais e a visão de um futuro promissor para o TRF6."