O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) e sua assessoria, dando continuidade à série de visitas técnicas aos Centros Judiciários de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs) da 6ª Região, esteve no dia 29 de novembro de 2024 na Subseção de Divinópolis, e no dia 20 de fevereiro de 2025 na Subseção de Governador Valadares. As visitas estão sendo realizadas pelos juízes federais Itelmar Raydan Evangelista, coordenador do NUPEMEC e por Bruno Augusto Santos Oliveira, coordenador adjunto do NUPEMEC.
As visitas buscam identificar as dificuldades e limitações verificadas nos CEJUSCs atualmente instalados e propor ao Tribunal a adoção de medidas normativas e materiais para que o acesso ao sistema de conciliação possa se consolidar como instrumento eficaz ao propósito de prevenir e reduzir demandas.
O objetivo é evitar o crescente congestionamento das unidades jurisdicionais com demandas muitas vezes desnecessárias, e sobretudo, propiciar solução rápida, simples e econômica para os jurisdicionados.