Mônica Sifuentes


MONICA SIFUENTES é Presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, nomeada em agosto de 2022. Foi Juíza de Direito no Estado de Minas Gerais, tendo sido aprovada em primeiro lugar no concurso público para magistratura estadual em 1991 e Juíza Federal nos Estados da Bahia, Minas Gerias e Distrito Federal. Foi Desembargadora do TRF1 de 2010 a 2022, membro da 2ª Seção, que tem competência para julgamento de ações criminais, improbidade administrativa e desapropriações, e exerceu a função de Corregedora Regional da Justiça Federal.

Exerceu a função de Juíza de Enlace no Brasil para a Conferência da Haia de Direito Internacional Privado e, nessa qualidade, participou como membro da Delegação brasileira das Reuniões da Comissão Especial para análise da implementação da Convenção da Haia de 1980, relativa ao Sequestro Internacional de Crianças em 2006, 2011 e 2017.

Em 2020, foi a única brasileira indicada a concorrer a uma vaga no Tribunal Penal Internacional – TPI, um dos tribunais mais importantes do mundo, responsável por julgar casos de pessoas envolvidas em crimes contra a humanidade, genocídio e crimes de guerra, sua candidatura foi aprovada pela Comissão de Especialistas do TPI.

Bacharel em Direito pela UFMG, tendo sido agraciada com as medalhas Barão do Rio Branco, Raphael Magalhães e Candido Naves. É Doutora em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais e Faculdade de Direito de Lisboa, bem como Mestre em Direito Econômico pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Tráfico Internacional de pessoas (American University – Washington College of Law).

Nos anos 2016/2017 participou do Hubert H. Humphrey Fellowship Program, da Comissão Fulbright, nos Estados Unidos, tendo sido selecionada em concurso internacional. Professora da Escola de Magistratura Federal da 1ª Região, possui livros e artigos jurídicos publicados no Brasil e no exterior.

Em 23 de março de 2022 foi agraciada com o Diploma Bertha Lutz do Senado Federal, em reconhecimento por sua relevante contribuição em defesa dos direitos da mulher e questões de gênero.

Botão voltar