iluMinas apresenta resultados no 5º FestLabs Nacional, em Belém (PA)

Representantes do Laboratório de Inovação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), o iluMinas, participaram do 5º Encontro Nacional de Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário – FestLabs Nacional, realizado em Belém (PA) entre os dias 3 e 5 de setembro. O evento é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e reúne laboratórios de inovação de todo o país para promover a troca de experiências, fortalecer redes colaborativas e impulsionar a cultura da inovação no Judiciário.

Na abertura do encontro, a conselheira Daniela Madeira, do CNJ, destacou os desafios enfrentados pelos laboratórios e a importância da colaboração como pilar da inovação. “A colaboração é um dos aspectos essenciais da inovação, pois reflete a pluralidade de pessoas, de usuários e de participação. A colaboração não torna por si só a inovação melhor, mas evita que se reinvente a roda, racionaliza recursos e permite chegar a soluções mais eficientes e econômicas”, avaliou.

A participação do iluMinas no FestLabs Nacional reforça o compromisso do TRF6 com a inovação como ferramenta de transformação institucional. Durante o evento, foram apresentados os resultados do FestLabs Regional Sudeste, realizado em Belo Horizonte nos dias 21 e 22 de agosto, fruto de uma parceria entre os tribunais mineiros: Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT3), Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG).

Os resultados do FestLabs Regional Sudeste foram apresentados pelos membros do iluMinas, Jacqueline Pelucci e José Fernando Barros, além da servidora Valéria Machado, do TRE-MG. Segundo Jacqueline, “eventos como o FestLabs são fundamentais para fortalecer os laboratórios de inovação do Judiciário, pois criam espaços de escuta, troca e construção conjunta, além de inspirar novas práticas e consolidar parcerias”. No evento regional, que contou com a participação de 100 pessoas, representando 21 tribunais de 4 estados, foram apresentados diversos avanços e propostas, entre eles:

  • Rota da Disrupção: um caminho para atender ao fluxo de demandas integradas da inovação;
  • Comunicação do Laboratório: estratégias para fomentar a cultura da inovação nos tribunais por meio de parcerias internas e ações institucionais de curto, médio e longo prazo; e
  • Dia para Inovar: realização de oficinas práticas, mini palestras e apresentação de casos de sucesso que divulgam a inovação nos órgãos.

O FestLabs Nacional também proporcionou a troca de experiências entre os participantes, com destaque para as ações realizadas nos encontros regionais das regiões Sul e Centro-Oeste, promovendo o fortalecimento da rede de laboratórios e o compartilhamento de boas práticas.

Acesse aqui o relatório completo apresentado no FestLabs Nacional.

Botão voltar