GMF-TRF6 estende o programa de visitas a unidades prisionais às subseções do interior

Após iniciar o programa de visitas regulares a unidades prisionais e conseguir levar juízes e servidores das Varas Criminais da capital ao Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em 23 de abril, e ao Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto, em 25 de junho, o GMF-TRF6 (Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário da Justiça Federal da 6ª Região) ampliou a iniciativa para as subseções judiciárias do interior.

No dia 9 de julho, o GMF-TRF6 e a 2ª Vara da Subseção Judiciária de Juiz de Fora estiveram na Penitenciária Professor Ariosvaldo Campos Pires, localizada no município-sede da subseção. Na ocasião, conheceram de perto o projeto de trabalho desenvolvido com os internos da unidade, chamado “Chico Rei”.

“Supervisionar o GMF exige o conhecimento do sistema carcerário in loco, o que inclui as unidades do interior do estado. Mudar as realidades exige conhecimento. É o que temos buscado com as visitas”, afirmou o desembargador Grégore Moreira de Moura, supervisor do GMF-TRF6.

A 2ª Vara da SSJ-JFA participou da visita com significativa participação. Além dos juízes federais Marcelo Motta de Oliveira e Marcos Padula Coelho, estiveram presentes 16 servidores, colaboradores e estagiários.

“Já havia visitado unidades prisionais no passado. Quando jovem, ainda acadêmico, em trabalhos voluntários; depois, como juiz, em visitas institucionais. Ao retornar depois de muitos anos, chamou-me a atenção o crescimento da instituição e o expressivo aumento do número de pessoas cumprindo penas privativas de liberdade. Ao mesmo tempo, constata-se que a violência e a criminalidade não diminuíram, muito pelo contrário, o que leva à reflexão sobre o insucesso do encarceramento como meio de prevenção e combate ao crime. Achei uma ótima experiência inclusive para os servidores e estagiários da Vara, que puderam ter um primeiro contato com essa realidade”, relatou o juiz federal Marcelo Motta.

A visita contou, mais uma vez, com o apoio fundamental da COSIT (Coordenadoria de Segurança, Inteligência e Transporte do TRF6) na sua organização e realização.

O GMF-TRF6 planeja novas visitas, junto às demais varas criminais do interior, para os próximos meses.

Desembargador federal Grégore Moreira de Moura e os juízes federais Marcelo Motta de Oliveira e Marcos Padula Coelho ao lado de integrantes da Penitenciária Professor Ariosvaldo Campos Pires

Botão voltar