Direito previdenciário é tema de estreia do Projeto Quartas do Saber em Varginha

Fotografia colorida de uma sala com várias pessoas. À frente, dois monitores em cima de uma mesa retangular.

Nesta quarta-feira (15/5/2024), o juiz federal Diogo Souza Santa Cecília e os servidores e estagiários da 1ª Vara Federal de Varginha deram início ao Projeto Quartas do Saber.

O projeto tem como objetivo buscar a capacitação e a difusão de conhecimentos jurídicos entre o corpo funcional, uniformizando informações, promovendo a interação entre os servidores e compartilhando experiências dos diversos setores da Vara. Ele foi idealizado pelos próprios servidores e consiste em ciclos de estudos conduzidos de forma voluntária pelos servidores e magistrados (sem ônus para a administração).

O técnico judiciário Humberto Mateus Araújo de Carvalho - com menos de sete meses de exercício - conduziu de forma voluntária o primeiro encontro sobre princípios gerais e conceitos básicos de Direito Previdenciário. Segundo ele, a apresentação foi uma experiência válida e desafiadora. “Senti dificuldade em falar para os colegas, todos muito preparados, mas foram muito generosos. Fiquei contente com a experiência. Valeu a pena!”, relatou.

De acordo com o juiz federal da 1ª Vara Diogo Souza Santa Cecília, os servidores e estagiários da unidade estão de parabéns pela ampla adesão e participação no projeto. Foram atribuídas menções honrosas à analista Priscila Silva Ximenes Machado, idealizadora do projeto, e ao técnico judiciário Humberto Mateus Araújo de Carvalho, condutor do primeiro encontro. De acordo com os envolvidos, o encontro foi um verdadeiro sucesso no alcance dos objetivos propostos.

O projeto, realizado na modalidade presencial, tem a duração de uma hora por semana. Para o primeiro ciclo de palestras, estão programados temas relacionados a princípios, conceitos básicos, benefícios e principais polêmicas atuais no Direito Previdenciário. Outros temas como oficina de escrita jurídica, judicialização do direito à saúde e oficinas de escrita foram sugeridos para os futuros ciclos do projeto.

Botão voltar