O Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) celebra, neste dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente, data que tem como objetivo promover a conscientização e incentivar ações globais em prol da proteção ambiental. Em 2025, a campanha será sediada pela Coreia do Sul e terá como tema central o combate à poluição plástica.
A iniciativa foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, na Suécia. Atualmente, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) é o responsável por coordenar e incentivar a cooperação entre os países em defesa da preservação ambiental, visando melhorar a qualidade de vida no mundo.
No Brasil, a Semana Nacional do Meio Ambiente foi instituída em 1981, por meio do Decreto nº 86.028, que tem como objetivo promover e incentivar a participação da sociedade brasileira na conservação do patrimônio natural do país.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 99% da população mundial respira ar com níveis elevados de poluentes. A entidade também alertou que a exposição prolongada a essas substâncias pode causar doenças respiratórias, como asma e câncer de pulmão. Além disso, uma pesquisa da Carbon Brief aponta que, entre os 20 países mais poluidores do mundo, o Brasil lidera na categoria de desmatamento.
Diante desse cenário, o TRF6 reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e com a promoção de ações voltadas à preservação do meio ambiente e à construção de um futuro mais sustentável para todos.