
Entre os dias 8 e 12 de setembro de 2025, a Corregedoria do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) promoveu, na Escola da Magistratura, localizada no Edifício Euclydes Reis Aguiar, o treinamento voltado à execução do projeto "100% eproc – Gestão com Automação". A iniciativa contemplou as 1ª, 2ª e 4ª Secretarias Únicas dos Juizados Especiais Federais (JEF) e Cíveis da Subseção Judiciária (SSJ) de Belo Horizonte.
O Projeto tem como finalidade modernizar e automatizar os fluxos processuais no sistema de processo judicial eletrônico (eproc) em toda a 6ª Região, abrangendo tanto secretarias quanto gabinetes. O objetivo é garantir maior celeridade à tramitação processual, padronizar procedimentos e otimizar a gestão de recursos humanos, promovendo, assim, mais eficiência na prestação jurisdicional.


A implantação das automações idealizadas pelo projeto já apresenta resultados expressivos na redução do Tempo Médio de Tramitação dos Processos, na Tramitação Ajustada de Processos (TRAJ) nas unidades e no número de processos arquivados. A iniciativa já alcançou 119.319 arquivamentos.
A Corregedoria contou com o apoio dos servidores Maria Elvira Batista Bahia, Elisângela Greek Novaes, Geraldo Gualberto Braga, Paula Francisco Paes, Melquizedeck Ribeiro da Silva e Luanna Jardim, e registra agradecimento especial aos juízes federais Ariane da Silva Oliveira (diretora da SSJ de São João Del-Rei), José Humberto Ferreira (titular da 2ª Vara da SSJ de Uberlândia), José Alexandre Franco (titular da 1ª Vara da SSJ de Juiz de Fora) e Ubirajara Teixeira (titular da 3ª Vara da SSJ de Juiz de Fora), pelo incentivo e apoio à iniciativa, que reforça o compromisso do TRF6 com a modernização e a capacitação da 1ª Instância.
