Na manhã desta sexta-feira (3/5/2024), o vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região e corregedor regional, desembargador federal Vallisney Oliveira, concluiu a correição geral ordinária na Subseção Judiciária de Belo Horizonte, última unidade mineira a passar pelo procedimento. O fim dos trabalhos na capital, após três intensas semanas, consolidou os trabalhos correicionais em toda a 6ª Região, iniciados em abril de 2023. O evento foi realizado no auditório da sede do TRF6, em Belo Horizonte, e teve transmissão em tempo real pela plataforma Teams.
Presidida pelo corregedor regional, a solenidade de encerramento contou com a presença dos juízes federais Antônio Nascimento (diretor da SSJ de Belo Horizonte) e Ariane Oliveira (da SSJ de São João del-Rei), a qual representou os magistrados do interior do estado que haviam sido convocados para auxiliar os trabalhos correicionais na capital. O diretor-geral do TRF6 Edmundo Veras Filho também participou do evento, ao lado de muitos juízes federais de BH.
Visando resolver pendências relacionadas a fluxo de trabalho e problemas nas unidades jurisdicionais, Vallisney Oliveira conversou na ocasião com juízes e diretores das varas de execução fiscal de Belo Horizonte. Ele estava acompanhado dos juízes federais Gustavo Uliano (convocado da SSJ de Uberlândia para a correição na capital) e André Gonçalves Salce (coordenador da Secretaria Única da Execução Fiscal em BH).
O desembargador federal comemorou o balanço positivo dos trabalhos realizados. “Foi muito bom mesmo. Encerramos a correição não só em Belo Horizonte, mas em todas as Minas Gerais. Foram 25 cidades, sedes de Justiça Federal, que englobam diversos municípios”. No caso específico da capital, a principal preocupação da corregedoria regional foi os possíveis problemas que o novo modelo de secretaria única vinha enfrentando até o momento. Isso porque, com a instalação do TRF6 em Minas Gerais, foram criadas quatro secretarias únicas (Cível, Criminal, de Execução Fiscal e dos Juizados Especiais Federais), além de uma secretaria única para as Turmas Recursais ‒ todas visando atender a primeira instância de forma enxuta e mais eficiente.
A solenidade de encerramento terminou com Vallisney Oliveira agradecendo a sua equipe de trabalho e o apoio dos juízes federais convocados para a correição ordinária em Belo Horizonte.