O Conselho Nacional de Justiça, sensível à temática da incorporação segura de tecnologias inovadoras, editou a Portaria Nº 338 de 30/11/2023, instituindo Grupo de Trabalho sobre Inteligência Artificial Generativa (IAG) no Poder Judiciário. Para o desenvolvimento de suas atividades, o Grupo de Trabalho e o Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ lançou o “Diagnóstico sobre uso de inteligência artificial generativa no Poder Judiciário". Nesse contexto, a Instituição convocou magistrados e servidores do Judiciário a participarem de pesquisa do Grupo respondendo o formulário clicando neste endereço eletrônico. Ao participar da pesquisa, você contribuirá para criar subsídios para o debate sobre o tema de IAG no Poder Judiciário, tendo a chance, inclusive, de opinar no desenvolvimento de diretrizes para futuro uso da tecnologia pela Justiça. Sua participação é muito importante!
O objetivo do CNJ é realizar estudos e avaliar a necessidade de apresentar proposta de regulamentação do uso da inteligência artificial generativa.
O Conselho atesta que a pesquisa é conduzida de forma ética e com respeito à privacidade dos(as) participantes, tendo em vista que os dados fornecidos em resposta a este formulário são anonimizados e estritamente sigilosos. Os resultados da pesquisa, assim, serão abordados de modo agregado e sem qualquer possibilidade de individualização das informações objeto da pesquisa.
O CNJ agradece pelo tempo e esforço dispendidos no preenchimento do formulário que não levará mais do que cinco minutos. Ele será fundamental para o sucesso do estudo, para o aperfeiçoamento da regulação e consequente aprimoramento dos serviços prestados pelo Poder Judiciário.