
A cidade de Arcos viveu um momento histórico nesta segunda-feira, 10 de novembro de 2025, com a inauguração da Unidade Avançada de Atendimento (UAA) da Justiça Federal da 6ª Região. A solenidade foi realizada na Casa de Cultura, no Centro, e contou com a presença do presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), desembargador federal Vallisney Oliveira, do diretor do Foro da Seção Judiciária de Minas Gerais, juiz federal José Carlos Machado Júnior, e do prefeito de Arcos, Wellington Roque, além de diversas autoridades e representantes da comunidade local.
Após a cerimônia de abertura, os convidados se dirigiram até a nova sede da UAA, localizada na Rua 25 de Dezembro, em frente à Câmara Municipal, onde foi realizado o descerramento da placa inaugural. A instalação da unidade representa um avanço significativo para o município e toda a região, aproximando a Justiça Federal dos cidadãos e oferecendo mais agilidade nos atendimentos e trâmites processuais.


Várias autoridades prestigiaram o evento
O presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, desembargador federal Vallisney Oliveira; o vice-diretor do Foro da Seção Judiciária de Minas Gerais, juiz federal, Grigório Carlos dos Santos; o diretor-geral do TRF6, Jânio Mady; o prefeito de Arcos, Wellington Roque; o diretor do foro da Seção Judiciária de Minas Gerais, juiz federal, José Carlos Machado Júnior; o secretário-geral da Presidência, juiz federal, Antônio Francisco do Nascimento; o juiz auxiliar, representando o coordenador dos juizados especiais federais do TRF6, Ronaldo Santos de Oliveira; a presidente da Câmara Municipal de Arcos, vereadora, Kátia Mateus de Moura Sousa; o diretor do Foro da Comarca de Arcos, juiz de direito, Rafael Drumond Blina; o diretor da Subseção Judiciária de Divinópolis, juiz federal, Walter Henrique Vilela Santos; o vice-presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), juiz federal, Carlos Geraldo Teixeira; a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Arcos, Fabiana Fátima Ferreira Guimarães; o vice-prefeito de Arcos, Ronaldo Gonçalves de Oliveira; o prefeito municipal de Pains, Itamar Rafael de Castro; o prefeito municipal de Pompéia, Laércio dos Reis Gomes; o prefeito municipal de Córrego Fundo, Danilo Oliveira Campos; o prefeito municipal de Pimenta, Geovanio Gualiberto; o prefeito municipal de Igaratinga, Lucas Vieira Lopes; o prefeito municipal de Piumhi, Firmino Geraldo de Oliveira Júnior; o prefeito municipal de Tapiraí, Vanderlei Cassiano de Resende; o prefeito municipal de Medeiros, José Miranda da Silva; o prefeito municipal de Lagoa da Prata, Di Gianne de Oliveira Nunes; o prefeito municipal de Japaraíba, Geraldo Alexandre Lopes; o secretário municipal, Ricardo Ribeiro; o vereador José Mendes da Silva; o tenente da Polícia Militar (PM), Roger Diogo Santos; o delegado de Polícia da 4ª delegacia de Polícia Civil, Ricardo Augusto de Brito; a comandante 241 Companhia da PM, Luana Prado; o juiz federal da Subseção Judiciária de Divinópolis, Elísio Nascimento Batista Júnior; e a juíza de Direito, Fernanda Rabelo Dutra.

O presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, desembargador federal Vallisney Oliveira, lembrou que essa é a 31ª Unidade Avançada de Atendimento inaugurada pelo TRF6. "Inauguramos essa aqui em Arcos hoje. Uma cidade com economia forte, pujante, e que abrange mais dez municípios ao seu redor. Estou muito feliz", comemorou.

Já o juiz federal Carlos Geraldo Teixeira, natural de Arcos e homenageado no evento, agradeceu a todos os envolvidos na viabilidade da instalação da UAA. Ele falou com orgulho da instalação da Unidade da Justiça Federal no município. "Em torno de 240 mil pessoas serão atendidas agora. Tem vários municípios rurais. Pessoas que têm dificuldades de ir para Divinópolis. E, agora, terão essa opção de vir a Arcos", explicou.

Para o diretor do Foro da Seção Judiciária de Minas Gerais, juiz federal, José Carlos Machado Júnior, a Unidade Avançada de Atendimento será de grande relevância para toda região. "A UAA de Arcos vai atender mais de 200 mil jurisdicionados. São vários municípios e muitas pessoas carentes que serão atendidas aqui, especialmente em relação a perícias. Pessoas que, antes, tinham que se deslocar com muita dificuldade, em alguns casos até com uma impossibilidade material e financeira e que agora terão a possibilidade de serem atendidas, fazerem aqui as suas perícias e terem os seus benefícios previdenciários deferidos. Isso implica o atendimento para o jurisdicionado, mas também o movimento da economia da cidade, pois benefícios previdenciários são de pagamento mensal e acabam gerando renda para a cidade, para o comércio local, além de, mais importante, para reconhecer o direito de cada um" detalhou o diretor do Foro.
O secretário-geral do TRF6, António Francisco do Nascimento, lembrou que, agora, a Justiça Federal "tomará conta" das ações previdenciárias que antes era de competência da Justiça Estadual. "Essa unidade poderá receber qualquer procedimento, qualquer pedido judicial, desde que compatível com a estrutura da Unidade Avançada de Atendimento", contextualizou.
O diretor-geral do TRF6, Jânio Mady, afirmou que os 45 mil habitantes do município de Arcos terão acesso à Unidade. Além disso, ele frisou que os cidadãos do município ao redor também, serão atendidos. "Realizamos com o custo mínimo possível, uma vez que estamos dentro do Fórum do Tribunal de Justiça. Nosso investimento é em tecnologia. Estamos parametrizando com a subseção de Divinópolis para acessarmos toda a plataforma eletrônica do Tribunal", comemorou o diretor-geral do TRF6.
Para o diretor da Subseção Judiciária de Divinópolis, juiz federal, Walter Henrique Vilela Santos os esforços em conjunto foram fundamentais para a instalação da UAA. "Todos ganham. A população terá a realização de perícias médicas, de audiências. Essa aproximação da Justiça Federal com o cidadão irá beneficiar a população. E esse é objetivo", afirmou.
O prefeito Wellington Roque destacou a importância da conquista para o desenvolvimento do município. Segundo ele, a chegada da Justiça Federal a Arcos é uma vitória. “A instalação da Unidade Avançada de Atendimento em Arcos representa um marco histórico para toda a região. Esse avanço garante mais agilidade nos processos e facilita o acesso da população aos serviços da Justiça Federal, fortalecendo nossa cidade como polo regional de desenvolvimento e cidadania”, afirmou.
Placas de agradecimento
Receberam placas de agradecimento pelo esforço em viabilizar a unidade no município: o presidente do TRF6, desembargador federal Vallisney Oliveira, o juiz federal Antônio Francisco do Nascimento e o juiz federal Carlos Geraldo Teixeira.



A nova unidade irá atender não apenas os moradores de Arcos, mas também cidadãos de diversos municípios vizinhos, oferecendo serviços relacionados a aposentadorias, perícias judiciais, validação e acompanhamento de processos, entre outros.
O objetivo das Unidades Avançadas de Atendimento é descentralizar os serviços e aproximar o Poder Judiciário da população, reduzindo deslocamentos e tornando o acesso à Justiça mais rápido e humanizado.
Com a inauguração da UAA, Arcos consolida sua posição como um importante polo regional, fortalecendo sua estrutura de serviços públicos e reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento e a cidadania.




