
O Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) segue com as nomeações de novos servidores da Justiça Federal. Tomaram posse 11 técnicos administrativos que irão atuar em Belo Horizonte, nos dois graus de jurisdição. A cerimônia foi realizada no auditório do TRF6, nesta segunda-feira (3/11), em ato coletivo de posse.
O diretor do foro da Seção Judiciária de Minas Gerais (SJMG), juiz federal José Carlos Machado, destacou o caráter estratégico das nomeações para o funcionamento do Tribunal e a importância social do ingresso no serviço público. “A chegada desses novos servidores é fundamental para que possamos atender a população de Minas da forma como queremos e da forma como ela merece”, afirmou.

O vice-diretor do foro, juiz federal Grigório dos Santos, destacou a qualificação e a diversidade do grupo como elementos essenciais para o aprimoramento da Justiça. “Só prestaremos uma Justiça de qualidade, igual e equitativa, se conseguirmos refletir a diversidade da população brasileira no Poder Judiciário”, ressaltou.

O diretor-geral do TRF6, Jânio Mady dos Santos, destacou a importância da posse dos novos servidores: “Temos agora o segundo grupo de empossados, pessoas todas qualificadas. Estamos em franco avanço no cronograma do concurso e queremos, ainda neste ano, concluir as 69 posses previstas. É um reforço significativo para o Tribunal, especialmente diante da nossa contingência de servidores. A chegada dos novos servidores fará diferença nas subseções do interior, na Subseção de Belo Horizonte e no próprio Tribunal”, concluiu.

O diretor da Secretaria Administrativa (SECAD), Raimundo do Nascimento, explicou que a prioridade atual são os gabinetes. Servidores com formação jurídica serão encaminhados para apoio direto às equipes de magistrados. “Hoje, a principal demanda que temos são os gabinetes. Esses servidores chegam em um bom momento”, afirmou. O diretor também destacou que os demais empossados serão alocados nas áreas administrativas, conforme as necessidades institucionais.
A diretora da Subsecretaria de Desenvolvimento e Acompanhamento de Servidores (SUDAS), Ana Elisa Mendes, ressaltou o caráter acolhedor da posse coletiva, idealizada para promover a integração imediata entre os novos servidores e as autoridades do Tribunal. “A nossa intenção foi realizar um ato mais formal, mas que, ao mesmo tempo, possibilitasse uma boa acolhida inicial para esses servidores”, explicou. Segundo a SUDAS, há previsão de cerca de 90 nomeações até o fim do ano — 16 já foram realizadas —, e novas convocações estão previstas para novembro e dezembro.
Zunara Santana emocionou-se ao descrever a posse como a concretização de anos de dedicação e reafirmou sua disposição para aprender e colaborar com a instituição. “Estou muito feliz. É a concretização de anos de estudos. Espero poder aprender bastante e contribuir com a Justiça Federal”, disse.
Diego Suárez Peixoto Correia definiu o momento como a celebração de uma vitória alcançada após muito esforço e destacou a vontade de continuar servindo ao público. “O sentimento é de celebrar a vitória e de continuar contribuindo”, afirmou.
Sabrina Araújo Ferreira comemorou a conquista e ressaltou a responsabilidade de representar mulheres negras no serviço público, comprometendo-se a atuar com dedicação e orgulho dessa representatividade. “Estou muito feliz, com sangue nos olhos para realmente dar o meu melhor e somar para a Justiça Federal da melhor forma. Tenho total consciência dessa representatividade e pretendo levar isso com muito orgulho aqui dentro do Tribunal”, afirmou.











