TRF6 celebra os 194 anos de Lavras, terra dos ipês e das escolas

O Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) celebra, neste 13 de outubro, os 194 anos de história de Lavras. Localizada no sudoeste de Minas Gerais, a aproximadamente 230 km da capital, a cidade não comemora apenas mais um aniversário, mas também sua relevância e contribuição para o desenvolvimento do Estado.

Reconhecida pela qualidade de suas instituições de ensino superior, como a Universidade Federal de Lavras (UFLA), o Centro Universitário de Lavras (Uni Lavras) e a Faculdade Presbiteriana Gammon, além da beleza de seus ipês, o município se tornou um centro de referência em sustentabilidade ambiental. Esse destaque inspirou a frase: “Lavras, terra dos ipês e das escolas.”

A expressão foi repetida e eternizada por Assis Chateaubriand, um dos jornalistas mais influentes do Brasil entre as décadas de 1940 e 1960, e, desde então, transformou-se no slogan oficial do município. Já em 2005, com o intuito de preservar esse símbolo, o então secretário municipal de Agricultura, Eduardo Luis Marani, desenvolveu um projeto de recuperação dos ipês, promovendo o plantio de milhares de exemplares ao longo da rodovia BR-265, até o trevo da Fernão Dias.

Em novembro de 2005, foi instalada a Subseção Judiciária de Lavras, que atualmente conta com vara única federal. Esta instalação representa um marco importante para a promoção de uma justiça mais ágil e eficiente para os cidadãos de mais de 20 municípios da região.

O TRF6 tem orgulho de fazer parte da história de uma cidade tão representativa para Minas Gerais. Parabéns a todos os cidadãos lavrenses por esta data especial.

Botão voltar