
A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) desembarcou em Belo Horizonte nesta quinta-feira (11/9/2025) para uma visita técnica do diretor-geral da Enfam, ministro Benedito Gonçalves. O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) visitou a Escola de Magistratura do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6).
A ação educacional integra a programação da Escola Nacional e tem por objetivo intensificar o diálogo institucional, promover o alinhamento pedagógico e administrativo, além de reunir sugestões para prospectar a educação judicial do futuro, conforme diretrizes da Rede Nacional de Escolas Judiciais e da Magistratura (Renejum).
O vice-presidente do TRF6, desembargador federal Ricardo Rabelo, enfatizou que o encontro representa um passo importante para a aproximação da Escola da Magistratura do Tribunal e a Enfam.

"O objetivo principal é estreitar laços a fim de aprimorar o serviço e a formação dos magistrados, o que, por sua vez, contribuirá para o melhor desenvolvimento dos trabalhos aqui no Tribunal", explicou.
O ministro Benedito Gonçalves enfatizou a relevância simbólica e prática da presença do Enfam na Escola da Magistratura, classificando-a como um evento de grande significado.
Segundo o ministro, a visita possui dois principais simbolismos: primeiramente, marca a apresentação da Enfam à Escola de Magistratura, já que a instituição regula o ingresso dos juízes da justiça comum, que abrange as esferas federal e estadual. Em segundo lugar, ainda de acordo com o ministro, a iniciativa demonstra a unidade e a vontade de diálogo e colaboração entre as instituições.

"O objetivo principal é levantar as boas práticas desenvolvidas na Escola para que possam ser aproveitadas e, quem sabe, adaptadas em outras escolas ou regiões. As práticas em questão são iniciativas que visam aprimorar a jurisdição, discutindo as dificuldades encontradas para encontrar soluções", explicou o ministro do STJ.
A diretora da Escola de Magistratura do TRF6, desembargadora federal Mônica Sifuentes, explicou que o ministro Benedito Gonçalves tem realizado esse procedimento em todas as escolas do país.

"Para a escola anfitriã (a do TRF6), a visita se reveste de uma importância ainda maior, pois, por ser uma instituição ainda pequena e em início de atividades; receber a orientação, o auxílio, e os conselhos da Enfam (que já está estabelecida) representa um momento de aprendizado muito significativo", comemorou a desembargadora.
A desembargadora também afirmou que o encontro ganha ainda mais relevância porque continuará com as oficinas em conjunto com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, facilitando o intercâmbio de ideias entre os dois tribunais.

O juiz federal Ilan Presser explicou que a Enfam tem realizado visitas técnicas para colher as boas experiências, as dificuldades, as potencialidades e, acima de tudo, promover uma escuta ativa. "A missão da Enfam é essa. Ouvindo as necessidades de cada uma das escolas, as peculiaridades, as diferenças e, ao mesmo tempo, vendo o que pode ser replicado em um ambiente de horizontalidade e de colaboração", contextualizou o juiz federal.
Autoridades presentes
Compuseram a mesa de honra do evento: o ministro Benedito Gonçalves, diretor-geral da Enfam; o desembargador federal Ricardo Machado Rabelo, vice-presidente e corregedor do TRF6; a desembargadora federal Mônica Sifuentes, diretora da Escola de Magistratura; e o juiz federal Ilan Presser, secretário-geral da Enfam.
Também participaram pelo TRF6: os desembargadores federais Lincoln Rodrigues, Luciana Pinheiro, Miguel Ângelo Lopes e Marcelo Dolzany, além do juiz federal e secretário-geral Antônio Francisco do Nascimento e do juiz federal Grigório dos Santos, vice-diretor do Foro.
Após a fala do ministro, os participantes visitaram as instalações da Escola.
Confira abaixo a galeria de fotos do evento.
