
O aniversário do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) foi destaque na imprensa nacional, reafirmando sua relevância para a Justiça Federal em Minas Gerais e em todo o país. Na terça-feira (19/8/2025), o TRF6 celebrou três anos de instalação em sessão solene realizada no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH). Desde sua criação, a Corte vem se consolidando como referência de eficiência, independência e compromisso com a Justiça. Confira.
Desde sua criação, em agosto de 2022, a Corte já julgou aproximadamente 1,75 milhão de processos, número superior ao de ações recebidas no mesmo período, de cerca de 1,5 milhão
O Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) completa, nesta terça-feira (19), três anos de existência com o desafio de seguir dando agilidade aos processos distribuídos e redistribuídos do TRF1, em Brasília.
Desde sua criação, em agosto de 2022, o Tribunal já julgou aproximadamente 1,75 milhão de processos, número superior ao de ações recebidas no mesmo período, de cerca de 1,5 milhão. Um dos mais emblemáticos, o Acordo de Mariana, homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2024, é considerado como um dos maiores acordos de reparação ambiental do mundo.
Para o desembargador e coordenador da Coordenadoria Regional de Demandas Estruturais do TRF6, Edilson Vitorelli, apesar de ser considerado “jovem”, o Tribunal carrega a grande responsabilidade de fazer o acompanhamento da implementação do Acordo de Mariana pelas próximas duas décadas.
“Vamos acompanhar para que, nos próximos vinte anos, os gastos sejam feitos da maneira adequada, para que os atingidos sejam atendidos da forma prevista e para que o Acordo traga para Minas os requisitos que ele precisa alcançar”, disse à Itatiaia.
Confira a matéria completa no portal da Itatiaia.
Tribunal também distribuiu as Comendas Ministro Sepúlveda Pertence; mais de 1,5 milhão de processos já foram julgados
O TRF6 (Tribunal Regional Federal da Sexta Região) celebrou o terceiro aniversário nesta terça-feira (19). A cerimônia reuniu desembargadores, servidores, políticos e autoridades no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. O Tribunal, criado em 2022, foi implementado devido ao grande número de processos mineiros na Justiça Federal. Antes, os casos do estado eram analisados no TRF1, em Brasília. Nesses três anos foram julgados mais de 1,5 milhão de processos.
Durante a cerimônia, o Tribunal também distribuiu as Comendas Ministro Sepúlveda Pertence, para homenagear personalidades que contribuem para o judiciário. O atual presidente, Vallisney Oliveira, e outros desembargadores da instituição foram condecorados.
Fonte: Portal R7
O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, participou, nesta terça-feira (19/8), da solenidade de três anos de funcionamento do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), que celebrou a consolidação como o mais novo tribunal federal do país.
Após mais de vinte anos de debates e mobilização, o TRF6 nasceu como a concretização de uma antiga reivindicação da sociedade mineira: contar com um tribunal federal sediado em Minas Gerais, aproximando a Justiça Federal dos cidadãos e ampliando a efetividade na garantia de direitos.
Fonte: Agência Minas
Em solenidade realizada nesta terça-feira, 19 de agosto, em Belo Horizonte, o Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) promoveu uma celebração pelo seu terceiro aniversário de instalação. A cerimônia teve transmissão pelo canal oficial do TRF6 no YouTube.
A presidente da Amagis, juíza Rosimere Couto, prestigiou a cerimônia e parabeniza o TRF6, considerado um marco para o Judiciário brasileiro. “Minas Gerais merecia um tribunal federal próprio, capaz de atender às demandas da população com maior proximidade e celeridade. Em apenas três anos de existência, o TRF6 já demonstra sua importância institucional e o compromisso de fortalecer a cidadania e a justiça”, disse a presidente Rosimere.
A solenidade contou com as presenças dos desembargadores Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior (presidente do TJMG), Saulo Versiani Penna (2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef), Carlos Henrique Perpétuo Braga (vice-presidente e corregedor do TRE-MG), além de magistrados, representantes dos poderes públicos, advogados, servidores e convidados.
Leia a matéria completa no portal da Amagis.
Solenidade foi realizada na sede da CDL/BH, na terça-feira (19/8)
O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, foi um dos componentes do dispositivo de honra da solenidade comemorativa aos três anos de atividades do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6).
O evento, realizado na terça-feira (19/8), no Centro de Convenções da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), reuniu magistrados, representantes dos poderes públicos, servidores, advogados e demais convidados.
O presidente Corrêa Junior enfatizou o legado já consolidado pelo TRF6 no Judiciário mineiro e a parceria construída entre a Corte federal e o TJMG nesses três anos:
"A implantação do TRF6 foi muito esperada para atender à população de Minas Gerais. A instituição está realizando um trabalho excelente, correspondendo a todos os anseios. É um tribunal com o qual temos inúmeras parcerias, e isso é muito importante porque mostra que os tribunais mineiros estão unidos em benefício da população."
Nesta terça-feira (19/8), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL), o Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) promoveu uma solenidade comemorativa pelo seu terceiro aniversário. A presidente do TRT mineiro, desembargadora Denise Alves Horta, compareceu ao evento que reuniu magistrados, representantes dos poderes públicos, advogados, servidores e convidados.
Desmembramento
A criação do TRF6 representou uma conquista histórica para Minas Gerais. O estado já era responsável por quase 40% dos processos do TRF1, que atendia 14 unidades da Federação. Esse cenário tornava cada vez mais difícil garantir a celeridade e a qualidade da prestação jurisdicional. Após mais de 20 anos de mobilização de magistrados, parlamentares e instituições mineiras, o movimento pela criação de um novo tribunal se concretizou em 22 de agosto de 2022.
Desde então, o TRF6 consolidou-se como um marco para o Judiciário brasileiro, sendo o primeiro tribunal federal exclusivo de um estado. Nestes três anos, sua missão de aproximar a Justiça Federal da sociedade mineira fortaleceu-se, trazendo mais eficiência e acessibilidade aos cidadãos.
Fonte: TRT-MG
O procurador-geral da OAB, Sérgio Leonardo, representou o Conselho Federal na solenidade que celebrou os três anos do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), nessa terça-feira (19/8), em Belo Horizonte (MG). O TRF6, considerado um marco para o Judiciário brasileiro, é o primeiro tribunal federal exclusivo de um estado.
Sérgio Leonardo ressaltou, em seu pronunciamento, a presença constante da advocacia na história do Tribunal e destacou a importância simbólica desse espaço de participação. “Eu, que tive a alegria de participar do movimento pela criação do Tribunal, sua instalação e as solenidades do primeiro e do segundo ano, hoje volto aqui representando a OAB. Registro, mais uma vez, essa atitude simbólica extremamente importante de dar voz à advocacia. Porque é dar voz à cidadania, já que nós, advogados e advogadas, somos a voz do cidadão perante o Sistema de Justiça”, afirmou.
O procurador-geral também reforçou o compromisso da OAB em atuar junto ao Conselho da Justiça Federal (CJF) pela garantia de orçamento adequado ao TRF6. “A OAB será parceira para que consigamos o redimensionamento do orçamento, de modo que o Tribunal tenha verba suficiente para manter a estrutura material e humana necessária. Assim, continuará cumprindo sua missão de oferecer uma prestação jurisdicional com qualidade, eficiência e presteza, atendendo aos anseios da sociedade por justiça, equidade e paz social.”
Leia mais no portal da OAB Nacional.
O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Tadeu Leite (MDB), participou da solenidade nesta terça-feira (19).
O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Leite (MDB), participou das comemorações do terceiro aniversário da instalação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6) no Estado. A solenidade foi realizada na tarde desta terça-feira (19/8/25), na Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte, e contou com a presença de diversas autoridades.
Para o presidente do TRF-6, desembargador federal Vallisney Oliveira, a nova corte foi um marco para a cidadania. Ele destacou o trabalho de interiorização do tribunal e a maior proximidade com cidadãos. “Liberdade é o outro nome de Minas e a Justiça é o outro nome da Liberdade”, afirmou.
Desde 2001, o Parlamento Mineiro reforça a importância de um tribunal federal em Minas. Em 2019, a ALMG, em parceria com outras entidades, lançou o Movimento Minas Mais Justiça, que pleiteava a criação do órgão. O empenho do Legislativo Mineiro foi lembrado no vídeo comemorativo exibido durante a solenidade.
Fonte: ALMG
