O Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) lamenta o falecimento do desembargador federal aposentado, Hércules Quasímodo Mota Dias neste domingo (6/10/24). O magistrado faleceu aos 82 anos em decorrência de falência de órgãos e complicações decorrentes de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) sofrido há 29 anos. Hércules residia com a esposa Stela Oliveira (servidora aposentada) em Uberlândia no Triângulo mineiro.
Hércules Quasímodo da Mota Dias nasceu em 6 de maio de 1942, em Cuiabá, no Mato Grosso (MT) é filho de Claret Otaviano Dias e Priscila da Mota Dias. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (Minas Gerais) em 1969 e ingressou na Justiça Federal em 27 de fevereiro de 1976, em Aracaju (Sergipe) e fez parte da primeira formação do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).
Ele foi juiz federal da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul, do Mato Grosso do Sul, Sergipe, Piauí, Paraná e em Minas Gerais. Também foi juiz federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, de 1989 a 1996.
Além de magistrado, durante sua vida também foi professor, advogado militante, consultor jurídico, procurador da República em 1976 e procurador judicial no Município de Ceres (Goiás).
Aposentou-se do cargo de juiz federal em 7 de maio de 1996 no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).