O nome "Itabira" se origina da antiga língua tupi, significando "pedras erguidas", através da junção dos termos itá ("pedra") e byr ("erguida"). Nessa atmosfera letrista e poética da cidade de Itabira foi erguido um canal entre a justiça mineira e a população, com a inauguração de uma Unidade Avançada de Atendimento (UAA) do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) na cidade.
A inauguração ocorreu na manhã desta terça-feira (2/7/2024) e contou com a presença da presidente do TRF6, desembargadora federal Mônica Sifuentes; do vice-presidente e corregedor do TRF6, desembargador federal Vallisney Oliveira; do desembargador federal Miguel Angelo de Alvarenga Lopes; do diretor do Foro da Justiça Federal em Minas Gerais, juiz federal Antônio Francisco do Nascimento; do prefeito municipal de Itabira, Marco Antônio Lage, e demais autoridades.
Itabira, berço de Carlos Drummond de Andrade, um dos principais poetas da segunda geração do modernismo brasileiro, agora conta com a Justiça mais perto dela.
Antes da inauguração da UAA, os itabiranos e a população vizinha precisavam deslocar-se até a capital Belo Horizonte, a cerca de 110 quilômetros, para buscar atendimento.
As unidades avançadas de atendimento têm como objetivo garantir o acesso à Justiça Federal em localidades que não tenham uma sede do órgão. Elas representam uma modalidade de justiça itinerante e podem ser instaladas em quaisquer dos municípios englobados na jurisdição da seção judiciária ou subseção judiciária.
A Unidade Avançada de Atendimento de Itabira abrangerá a área de jurisdição dos municípios de Itabira, Itambé do Mato Dentro, Passabém e Santa Maria de Itabira. As perícias médicas de processos em que as partes residam nesses municípios serão realizadas diretamente na UAA de Itabira, sob a coordenação da Central de Perícias da Subseção Judiciária de Belo Horizonte.
A presidente do TRF6 destacou em seu discurso de instalação da nova Unidade a importância do acordo de cooperação entre a Justiça Federal de Minas Gerais e o Município de Itabira.
A desembargadora federal também pontuou: "A UAA é um modelo vitorioso de justiça itinerante, que vem facilitando o acesso à justiça da população de municípios distantes dos grandes centros, alinhado aos parâmetros do Conselho Nacional de Justiça, constituindo-se como modalidade autônoma de unidade judiciária descentralizada e ponto de inclusão digital."
Outro fato relevante foi citado pela magistrada: "A presença da Justiça Federal neste município significará um incremento socioeconômico e financeiro à região, provocado pela própria atividade judiciária, por meio de sentenças proferidas no âmbito previdenciário e de assistência social, implicando pagamento de RPV's e precatórios, bem como a remuneração de perícias feitas nesta localidade."
Itabira é mundialmente conhecida pelas obras do poeta Drummond. Ele imortalizou o sentimento de ter nascido no município no poema "Confidência do Itabirano": "Alguns anos vivi em Itabira. Principalmente nasci em Itabira. Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro. Noventa por cento de ferro nas calçadas. Oitenta por cento de ferro nas almas. E esse alheamento do que na vida é porosidade e comunicação."
A poesia de Drummond recebeu destaque de Mônica Sifuentes ao afirmar: "É importante dizer que a instalação desta unidade foi possibilitada pela cooperação, pelas 'mãos dadas' de todos nós em torno de um futuro melhor para esta região. Como nos lembraria o poeta: '...O presente é tão grande, não nos afastemos. Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.” E para encerrar este discurso cito um dos seus mais lindos poemas, que também resume a nossa eterna busca por justiça: "Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo." Concluiu a magistrada.