A presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), desembargadora federal Mônica Sifuentes, e sua comitiva visitaram a Unidade Avançada de Atendimento (UAA) de Padre Paraíso, vinculada à Subseção Judiciária de Teófilo Otoni.
As Unidades Avançadas de Atendimento (UAAs) foram criadas pela Resolução 184/2013 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para descentralizar e facilitar o acesso à Justiça para populações residentes em locais distantes das sedes judiciais.
Em 20 de maio de 2024, por meio da Resolução PRESI nº 2/2024, a presidente do Tribunal regulamentou a instalação e a criação das UAAs na Justiça Federal da 6ª Região.
A Unidade Avançada de Atendimento (UAA) em Padre Paraíso, Minas Gerais, foi inaugurada em 12 de janeiro de 2024. Esta unidade é parte do primeiro fórum digital do estado, sendo um modelo de UAA no estado.
Acompanhada por autoridades locais, a presidente visitou as instalações do fórum digital, que funciona em uma estrutura de aproximadamente 220 metros quadrados, incluindo salas para audiências, atermações e espaços destinados aos advogados, todos equipados com tecnologia avançada para permitir conexões remotas com a sede da comarca.
A 6ª Região conta hoje com diversas Unidades Avançadas de Atendimento que, através de “pontes” de tecnologia, conseguem acolher a população.