A presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, desembargadora Mônica Sifuentes, visitou na quarta-feira (7/2) o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho. O encontro selou parceria para criação de espaço da Justiça Federal em comarcas estaduais.
Como o TRF6 transferiu a jurisdição de varas federais de Contagem para Belo Horizonte, durante a reunião, foi firmado acordo para que seja montado um posto avançado da Justiça Federal no Fórum de Contagem, do TJMG, para que os cidadãos possam fazer atermações e perícias.
Para o presidente do TJMG, essa parceria será produtiva e positiva em todos os aspectos. “Traçamos aqui algumas diretrizes para que possamos fazer cooperações e parcerias em algumas comarcas, além de Contagem, e também nos fóruns digitais. Vamos disponibilizar espaços para o TRF6 nestes locais, resolvendo a questão de competência delegada, que é um tema importante para o judiciário estadual, e o judiciário federal irá resolver questões ligadas ao INSS, desafogando a nossa Justiça”, afirmou.
A desembargadora Mônica Sifuentes destacou que a parceria é um retrato da nova filosofia da administração judiciária, em que os órgãos públicos agem em cooperação e auxiliam uns aos outros com o objetivo de prestar o melhor serviço ao cidadão. “Com isso, os jurisdicionados poderão encontrar em um único espaço o atendimento que necessitam em âmbito estadual e federal, sem que tenham que se deslocar para outro fórum. As pessoas vão ter acesso não apenas à jurisdição Cível e Criminal, prestada pelo TJMG, como também à jurisdição Previdenciária. Será um grande ganho para a população de Contagem”, afirmou a presidente do TRF6.
A materialização dessa parceria entre o Tribunal Regional Federal da 6ª Região e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais é um marco importante na busca por soluções inovadoras e eficazes no atendimento às necessidades judiciais da população de Contagem e região. Ao unir forças e compartilhar espaços, ambos os tribunais não apenas exemplificam a cooperação interinstitucional como também reforçam o compromisso com a prestação de serviços judiciais mais acessíveis e práticos para os cidadãos.
Também participaram da reunião o superintendente administrativo adjunto de Governança, desembargador Marcos Lincoln, os juízes auxiliares da Presidência, Marcela Maria Pereira Amaral Novais e Thiago Colnago, e o secretário de Governança e Gestão Estratégica, Guilherme Mendes do Valle.
Com informações do TJMG